Questões sobre Foucault
Sumário do Quiz
0 de 8 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
Information
Aguarde um instante enquanto as questões são carregadas…
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 8 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
-
Parabéns! Você acertou todas as questões. Fez um ótimo estudo sobre o tema. 🙂
-
Parabéns! Você acertou quase todas as questões. Fez um ótimo estudo sobre o tema. 🙂
Posição | Nome | Realizado o | Ponto(s) | Resultado |
---|---|---|---|---|
Índice está carregando | ||||
Data não disponível | ||||
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 8
1. Pergunta
A partir do livro Vigiar e Punir, de Michel Foucault, considere as seguintes afirmações a respeito da disciplina:
- Ela é exercida de diferentes formas e tem como finalidade única a habilidade do corpo.
- Ela pode ser entendida como a estratégia empregada para o controle minucioso das operações do corpo, sendo seu efeito maior a constituição de um indivíduo dócil e útil.
- Ela se constitui também pelo controle do horário de execução de atividades, em que o tempo medido e pago deve ser sem defeito e, em seu transcurso, o corpo deve ficar aplicado a seu exercício.
De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que:Correto
Incorreto
-
Pergunta 2 de 8
2. Pergunta
Michel Foucault, em Vigiar e Punir, apresenta duas imagens de disciplina: a disciplina-bloco e a disciplina-mecanismo. Para mostrar como esses dois modelos se desenvolveram, o autor destaca dois casos: o medieval da peste e o moderno do panóptico.
Assinale, portanto, a alternativa INCORRETA:Correto
Incorreto
-
Pergunta 3 de 8
3. Pergunta
A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. 1999O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas éCorreto
Incorreto
-
Pergunta 4 de 8
4. Pergunta
A expressão microfísica do poder, cunhada pelo filósofo Michel Foucault, designa:Correto
Incorreto
-
Pergunta 5 de 8
5. Pergunta
Escola pública do DF começa a testar chip para monitorar alunos
Por meio de um chip fixado no uniforme, uma turma de 42 estudantes do primeiro ano do ensino médio tem suas entradas e saídas monitoradas no CEM (Centro de Ensino Médio) 414 de Samambaia, cidade-satélite do Distrito Federal.O projeto, que começou a funcionar no dia 22 de outubro, manda mensagem por celular aos pais ou responsáveis pelos alunos, informando o horário de entrada e saída da escola.
Segundo a diretora do CEM, a medida foi tomada para aumentar a permanência dos alunos nas salas de aula. “Os professores dos últimos horários reclamam que muitos alunos costumam sair antes do término das aulas. Por mais que a escola tente manter o controle, eles dão um jeito de sair da escola”.
Fonte: Folha on-line. 30 out. 2012. Adaptado. Disponível em: . Acesso em 30 out. 2012.A reportagem acima apresenta um caso que pode ser comparado a(o)Correto
Incorreto
-
Pergunta 6 de 8
6. Pergunta
Texto I
A amígdala cerebral e o córtex pré-frontal são regiões do cérebro reguladoras de emoções como culpa, remorso e medo de punição. Duas pesquisadoras americanas estão revolucionando a comunidade científica ao afirmarem que, estudando essas duas importantes áreas, é possível identificar em crianças de 3 anos se elas apresentam riscos de se tornarem criminosas quando adultas. Segundo os cientistas Adrian Raine, da Universidade da Pensilvânia, e Nathalie Fontaine, da Universidade de Indiana, o cérebro de psicopatas exibe amígdalas 20% menores do que as do cérebro de um não criminoso.
(IstoÉ, 16.03.2011. Adaptado.)Texto II
Criminalidade é efeito, é forma perversa de protesto, gerada por uma patologia social que a antecede e que é, também ela, perversa. Sem os filtros despoluidores da justiça social e da decência política, toda e qualquer medida contra o crime, por mais violenta e repressiva que seja, constituirá mero recurso paliativo. É claro que a criminalidade, enquanto sintoma, tem de ser adequadamente combatida por medidas policiais enérgicas. Mas que não se fique nisso, já que o puro e simples combate ao efeito não remove – nem resolve – a causa que o produz. Ao contrário: a luta isolada contra o efeito pode tornar se danosa e perversa, uma vez que, destruindo sua função alertadora e denunciadora, provoca uma cegueira perigosa, que aprofunda a raiz do mal.
(Hélio Pelegrino. Texto publicado em 1986. Adaptado.)De acordo com Michel Foucault, a ciência moderna tem a função deCorreto
Incorreto
-
Pergunta 7 de 8
7. Pergunta
TEXTO I:
Elimine até 3 kg por mês comendo bolo!É isso mesmo! Um estudo israelense comprovou que comer bolo no café da manhã acelera o metabolismo e ajuda a perder os quilinhos a mais.
Revista Ana Maria.nº 820. 29/06/2012, p. 20.TEXTO II:
“Se fizéssemos uma história do controle social do corpo, poderíamos mostrar que, até o século XVIII inclusive, o corpo dos indivíduos é essencialmente a superfície de inscrição de suplícios e de penas; o corpo era feito para ser supliciado e castigado. Já nas instâncias de controle que surgem a partir do século XIX, o corpo adquire uma significação totalmente diferente; ele não é mais o que deve ser supliciado, mas o que deve ser formado, reformado, corrigido, o que deve adquirir aptidões, receber um certo número de qualidades, qualificar-se como corpo capaz de trabalhar.”
FOUCAULT, M. Conferência V. In: A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2002, p. 119.Segundo Michel Foucault, o modo como o Ocidente tem lidado com o corpo indica aCorreto
Incorreto
-
Pergunta 8 de 8
8. Pergunta
A pergunta que se precisaria responder é a seguinte. A que é que se visava, com esta instituição de reclusão, em suas duas formas: a forma compacta, forte, encontrada no início do século XIX e, mesmo depois, em instituições como escolas, hospitais psiquiátricos, casas de correção, prisões, etc., e em seguida a reclusão em sua forma branda, difusa, encontrada em instituições como a cidade operária, a caixa econômica, a caixa de assistência, etc.?
FOUCAULT, Michel. “Conferência V”. In: A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2012, p. 112.A resposta a essas perguntas, segundo Michel Foucault, é que as instituiçõesCorreto
Incorreto